sábado, janeiro 27, 2007

Para quem não comentava arbitragens..

Sem querer levantar muita polémica neste campo artístico que é o mundo do futebol, queria aqui fazer uma observação concreta, face aos acontecimentos do jogo de ontem à noite que opôs o U. Leiria com o F.C.Porto. Para quem não viu o jogo, e sem me querer fazer passar por comentador desportivo, houve uma primeira parte em que o domínio dos azuis foi mais que evidente, com três bolas enviadas aos postes da baliza adversária e com mais três ou quatro jogadas extremamente perigosas que só não resultaram em golo, porque o guarda redes da equipa leiriense apareceu de corpo e alma na noite passada no Estádio Dr. Magalhães Pessoa. Só dava Porto.. só dava Quaresma! Até que ao cair do pano da primeira parte, o mesmo Quaresma agride o defesa esquerdo do Leiria (para quem não viu o lance, como foi o caso do sôr Domingos Paciência, terá hipótese de o rever numa televisão mais perto de si), sendo que a agressão em si não tenha sido de facto violenta, mas com toda a intensão de injuriar o jogador adversário. E pelas normas vigentes dos regulamentos disciplinares, dá automaticamente direito a expulsão. Na segunda parte continuou a dar Porto, mas o Leiria a jogar com mais um chegou a criar dois ou três lances de mais perigo para a baliza de Helton, e chegou mesmo ao golo aos 70min. Os azuis ainda podiam ter empatado por mais duas vezes, mas nada entrava naquela baliza na noite de ontem.

Posto isto, como é que alguém pode vir acusar a equipa de arbitragem de má fé, com duras críticas de vários elementos da trupe portista, onde passo a citar o treinador (que se vangloriava por não comentar arbitragens) "hoje sentimo-nos claramente prejudicados..este jogo merece ser investigado" e até o guarda redes "falar sobre a arbitragem que esteve excelente..mas o jogo de hoje foi uma vergonha". Afirmações a serem avaliadas pelos organismos competentes!

Quando se falham em termos práticos oito ocasiões de golo feito, e quando se sofre um golo de bola parada a vinte minutos do fim, tendo tido todo o domínio de jogo jogado sobre o adversário, mesmo a jogar com dez, como é que alguém neste mundo do teatro, tem a coragem e a capacidade intelectual para "atirar" as culpas de uma derrota "impossível" para cima da equipa de arbitragem, que a meu ver até esteve bem (os penalties que são reclamados, são de rir e chorar por mais, mas nem queria comentar isso, porque como disse, não queria levantar muita polémica!)?!

Sabem que mais: "marquem que isso passa".

7 comentários:

Hipercubo disse...

Ainda não tinha comentado este "post" por não ter visto o resumo na tv. Entretanto vi o resumo da RTP e, ainda que não me tenha parecido agressão, nem ter existido falta no lance que deu origem ao golo, decidi esperar por um resumo mais pormenorizado. Este acabou de dar na TVI e, mantêm-se as minhas sérias dúvidas quanto à intensão da "agressão" e, tenho quase a certeza que não existiu a falta que deu origem ao golo do U.Leiria.
Concordo contigo quando dizes que, antes de se queixarem das arbitragens, deviam queixar-se do facto de não terem conseguido marcar qualquer golo. Também eu não gosto de ouvir desculpas quando as equipes não conseguem em campo, através do jogo jogado, levar a melhor em relação aos seus adversários, mas neste campo tens de admitir que o FCPorto é um absoluto amador. Se uma arbitragem semelhante tivesse acontecido num jogo do Benfica (e mesmo que as acusações fossem falsas), não se ouvia falar de outra coisa durante uns três dias. O presidente vinha a público dizer que não tinha um, mas dois dossiers sobre o assunto e a opinião pública (na sua maioria benfiquista, tal como os jornalistas e comentadores)vivia na certeza de que o Benfica só não era campeão todos os anos desde a criação do campeonato nacional de futebol, por causa dos corruptos do norte (sim, porque só no norte é que há corruptos)que influenciavam de forma escandalosa as arbitragens...

Raramente me deves ter ouvido comentar arbitragens, a não ser quando sou directamente abordado sobre o assunto. É óbvio que não sou isento, como nenhum de nós é. Basta sermos adeptos deste ou daquele clube que isso é impossível de acontecer, mas acredita que tento ser o mais isento possível e foi com base nessa minha maior isenção possível que observei os lances em causa.
Espero ver-te assim tão indignado quando o mesmo acontecer com o Benfica, quando os seus jogadores, treinador e dirigentes tentem desculpar um mau resultado com uma suposta má arbitragem. Como já disse, e apesar de pelo menos dois lances me parecerem muito duvidosos, acho que os grandes culpados da nossa derrota (nossa do FCP) fomos nós próprios...

Hipercubo disse...

Voltei a ver e rever as imagens que disponibilizaram no site do FCP e penso que as mesmas são esclarecedoras..convido portanto os interessados a passarem por http://www.fcporto.pt/Info/Futebol/Noticias/infofut_futleiriafcpimagens_270107_24490.asp e verem os vídeos...dispam-se dos clubismos e digam o que acham das imagens...
Sublinho mais uma vez que, apesar disso, considero despropositada a justificação de uma derrota com a arbitragem, sobretudo num jogo em que tivemos tudo para ganhar...

We Are Machines Of God disse...

No lance do Postiga, para mim, é CLARAMENTE simulação. A melhor camara não é nenhuma destas aí "apresentada", é uma em que se vê o lance de frente para os dois jogadores, e em que se vê nitidamente o pontapé falhado do defesa do Leiria tanto na bola como no jogador do porto, e o último ao sentir o gesto tenta sacar a falta. Até porque se o defesa do Leiria faz o gesto de pontapear de trás para a frente, como é que o Postiga "inventa" uma falta no sentido contrário (vê-se nitidamente a perna esquerda a ir no sentido contrário à suposta falta). Para mim aqui é claro, e não há penalty algum. Devia era ter levado amarelo.

We Are Machines Of God disse...

O lance do Quaresma já comentei. Acho que é claro que há intenção de "cotovelar" o adversário. Já o lance do Ze Pedro do Belenenses sobre o Karagounis, não tem nada a ver com este, e foi muito mal expulso quanto a mim.

We Are Machines Of God disse...

O lance do Pepe, é sem dúvida falta mal assinalada contra o Porto. Mas se formos a analisar essa vertente, há sempre golos que surgem de faltas mal assinaladas (tanto contra o Benfica, como contra o Porto).

We Are Machines Of God disse...

No lance do Renato, devo dizer que é o único que vocês se podem queixar, porque pela imagem visionada por detrás da baliza do Leiria, vê-se que há interrupção da trajectória da bola, apesar do mesmo jogador não ter levado deliberadamente a mão à bola, eu via-me na obrigação de marcar penalty.

FVilasBoas disse...

F*...estes artistas são os verdadeiros experts da bola!Concordo com o nandinho em tudo excepto no lance da expulsão do quaresma, já que julgo ter-se tratado de um lance bastante comum em futebol quando um jogador tenta, quando pressionado pelo adversário, manter a posse de bola protegendo-a com o corpo e movimentando os braços com consequente possibilidade de atingir indeliberadamente o seu oponente.