sábado, janeiro 13, 2007

Luisão e a justiça

Estava para aqui a ler as notícias quando me deparo com este título - O Ministério Público prôpos a suspensão provisória do processo contra Luisão, com a contrapartida de 40 horas de trabalho comunitário.

Para aqueles que não sabem, Luisão é jogador do Benfica e foi apanhado, na madrugada do dia 12 de Janeiro, ontem portanto, com 1,44 g de álcool por litro de sangue.

Isto quer dizer que, num país recordista, tanto em consumo de álcool como em mortes na estrada, um jogador de futebol, apenas por ser uma figura pública ou por ser jogador de uma grande e influente equipe, não sei, vê o ministério público, ao invés do habitual, propor a suspensão da pena em troca de serviço comunitário...

Sou um absoluto leigo em matéria de lei, mas entendo que uma lei que implica a suspensão da carta de condução tem o propósito, para além de castigar o prevaricador, de dissuadir o mesmo de repetir o comportamento no futuro. Tratando-se o Luisão de uma figura mediática, entendo que em vez da alteração da habitual pena para uma mais ténue, deveria fazer-se exactamente o contrário, servindo este de exemplo para todos. Mas não! a lei que deveria ser cega, tratar todos por igual, favorece uns em detrimento de outros, tendo apenas como base o seu mediatismo.

Estou mesmo a ver o que se passará amanhã (hoje aliás), sábado à noite, nas principais zonas de divertimento nocturno por todo o país - Então pá, estás de carro hj? Sim, estou. E a beber dessa maneira? cuidado com a bófia, eles andam aí à cata do pessoal. Caga nisso man, o que é que me vai acontecer? tratar de umas velhinhas durante um mês!? Táss na maior, com essa merda posso eu bem!!

5 comentários:

Luís Correia disse...

O Luisão é boa onda!
Tomara o FCP ter um gajo assim!

Luís Correia disse...

Mas é mesmo a sério!

We Are Machines Of God disse...

Pelo que me foi dito um crime por excesso de álcool, costuma dar em pena de multa (que até pode ser transformada em trabalho comunitário) e inibição de conduzir por tempo a determinar. Não tenho conhecimento dos pormenores do caso, sendo que poderia ter havido agravantes que até podiam dar uma pena de multa maior..
Agora uma coisa é certa, estes casos de pessoas mediáticas não deveriam ser tornados públicos por uma simples razão, a partir do momento que se sabe (quem é que não soube disto?) que alguém vai cumprir trabalho comunitário de 40 dias por ter sido apanhado ao volante com 1,4gramas, vai começar tudo a apanhar a "buba" em plena A1 já que a mão judicial não é assim tão pesada..

FVilasBoas disse...

O que interessa para o caso que o luisão seja boa onda ou não? o desgraçado do trabalhador da construção civil, de cuja ocupação mais específica não me consigo recordar, foi apanhado na mesma noite a conduzir sob o efeito do álcool e ficou impedido de conduzir durante uns largos meses. E ele precisa bem mais da carta de condução do que o luisão...

Hipercubo disse...

Se "o Luisão é uma boa onda", então porque só "tomara o FCP ter um gajo assim"?, pela mesma lógica, tomara o SCP o ter, ou o Boavista, o Académica, o Braga e por aí em diante..não vejo o que é que o FCP tem a ver com a história. E claro, isso não tem rigorosamente nada a ver com o caso, fosse do Benfica, Porto ou Sporting ou jogador de futebol, presidente de uma câmara ou deputado da Assembleia da República. Seria sempre reprovável, condenável e alvo de crítica neste blog.


Mas é mesmo a sério!