quarta-feira, janeiro 17, 2007

JOSSIVALTER FONSECA COM MIALGIA

Jossivalter Fonseca, a contas com uma mialgia no flexor do indicador direito, foi entregue ao departamento médico do ribeirinha berlinde clube (RBC), pelo que, falhará esta quarta-feira o torneio internacional de berlinde do Tejo. A redacção deste blog contactou o dr. Domingos Gomes, especialista em medicina desportiva, tendo-nos este assegurado da gravidade da lesão. A única possibilidade terapêutica reside num novo e revolucionário medicamento de nome diclofenac, que o próprio Domingos Gomes garantiu ser o único em Portugal com competência para o administrar ao jogador.
Aguardamos ansiosamente pelo desfecho deste caso, aproveitando este espaço para desejar rápidas melhoras a Jossivalter.

4 comentários:

FVilasBoas disse...

Esse dr. domingos gomes que vá meter petas pró c**. É certo e sabido que a mialgia no flexor desse dedo em particular (o indicador ou 3º dedo) não tem tratamento possível! O anti-inflamatório per os pura e simplesmente não penetra na tão resistente bainha do tendão muscular. Aliás qualquer tentativa de infiltração do tendão é infrutífera já que as agulhas por mais resistentes que sejam não vencem a resistência tendinosa.
Desafio esse doutorzeco da treta a divulgar em que guideline internacional se recomenda o uso de tão agressivo AINE no tratamento de mialgias.
Jossivalter, uma palavra para ti camarada: DEDICA-TE À PESCA! TÁS ARRUMADO PRÓ BERLINDE!

Hipercubo disse...

O que eu gostava mesmo era que alguém me elucidasse sobre o que é esse grande problema de nome "mialgia". E já agora, "pubalgia", pois lembro-me perfeitamente do Tiago, ainda jogador do benfica, estar sempre com essa terrível doença. Bom, com tanta lesão de nome estranho a preencher as manchetes desportivas dos jornais, estou é a ficar com uma cefaleia...ou será "cefalgia"?

ALEXANDRE disse...

Caro hipercubo, toda a gente sabe que pubalgia é uma doença sexualmente transmissível que se apanha amiúde nos balneários do Benfica. Não importa de onde venham mas a verdade é que os oriundos de Braga apresentam uma propensão maior para a manifestação clínica, tvz devido à alta prevalência de HSV subtipo 8 que prolifera por essa terra do norte e é um claro factor de risco.

bcct disse...

Boas!
Ora bem, mi- ou mio- é um prefixo que nos remete para músculos; o sufixo -algia, também ele de origem grega, "exprime a ideia de dor, geralmente na ausência de lesão visível. Ex.:nevralgia,gastralgia." in dicionário Médico
Portanto "Ah e tal, o senhor tem uma mialgia" soa melhor a alguns ouvidos do que "Isso não passa de uma dor muscular", é quase o chamado "efeito placebo" não é verdade?