domingo, janeiro 14, 2007

Cada vez mais, Cada cabeça, Sua cabeça

É verdadeiramente incrível o que determinadas "mentes iluminadas" da nossa esfera universitária e hospitalar, conseguem julgar ao ponto de acharem que só “elas” possuem a verdade absoluta acerca de determinada temática. Não há verdades absolutas. Há relativas. Relativo é mesmo isso, ter uma margem de erro, uma diferença, uma nuance.. Mas não “elas” acham que nada disto é verdade. A verdade é aquela que foi empinada, que é agora respeitada, e pela qual regem toda a sua vida. Tudo se deve governar em torno das suas maravilhosas ideias e crenças, e quem por princípio não as cumprir já não entende da matéria.. Ora, era de valor um dia haver humildade no seio clínico, porque ninguém é dono da tal verdade absoluta, até porque sendo o homem uma entidade de conhecimento superior, deveria à partida conhecer as suas limitações na abrangência do conhecimento de todos os processos que estão em permanente evolução e mudança.. E se calhar o problema está mesmo aqui diante dos nossos olhos, com tantas dicas, com tantas opiniões diferentes, e com tantas verdades absolutas, cada um acaba por seguir o seu trilho à procura das suas verdades absolutas..

2 comentários:

FVilasBoas disse...

Todos os dias sentimos na pele a intolerância dos medíocres "detentores da verdade absoluta". Uns, mais argumento menos argumento lá conseguimos vergar, levando-os a ficar um bocadinho menos convencidos do que dizem. Outros, de tão arrogantes que são, chegam a cair no ridículo de dizer "mas foi isso que disse..." bahhh! Meus amigos, o importante é que não nos deixemos contaminar...

Hipercubo disse...

O grande problema no meio de tudo isso é o de que, quem não admite falhar, corre o sério risco de o voltar a fazer, perpétuando o seu erro e as suas consequências...Devíamos portanto ser ensinados a assumir as nossas fraquezas,a nossa falibilidade, sob pena de no futuro nos tornármos semi-deuses detentores da sabedoria absoluta, incapazes de aceitar a mudança e a derrota,o que para além de ser mau para nós, seria-o pior ainda para os nossos doentes.
Que assim não seja!!