quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Homem vs HIV




Interrompo esta pausa de publicações no blog para vos deixar uma imagem inédita.Mostra pela primeira vez, com uma nitidez atómica, a ligação entre dois inimigos: uma proteína do vírus da sida (HIV) – a famosa gp120 – e um raro anticorpo com provas dadas para neutralizar o HIV.




O anticorpo b12 (a fita verde) liga-se à proteína gp120 do HIV (a vermelho) no mesmo local (a amarelo) onde se estabelece a primeira ligação do vírus com os receptores CD4. Ou seja, o alvo do anticorpo b12 é uma parte do HIV que se encontra particularmente vulnerável na altura em que o vírus ataca novas células.




Mas, ainda mais importante, é que a ligação com o anticorpo b12 deixa a proteína gp120 inalterada, podendo impedir o HIV de fintar o sistema imunitário. Há muito tempo que os especialistas procuravam um ponto fraco do HIV: uma região exposta e invariável do seu invólucro. “Esta é sem dúvida uma das melhores pistas [para o desenvolvimentos de vacinas contra o HIV] dos últimos anos”, diz Gary Nabel, um dos elementos da equipa, citado por um comunicado dos NIH.




in Público online




Vou voltar a abandonar-vos prometendo um regresso em grande para breve ;) fiquem atentos!!!

3 comentários:

We Are Machines Of God disse...

O título é de facto o mais apropriado ao tema. Este combate que já dura à mais de 20 anos, começa a dar sinais de alguma esperança para as "trincheiras" do homem.. esperemos que as divisões da infantaria se façam agora acompanhar da cavalaria pesada, no sentido de debelar de vez todos os quadros que este maquiavélico "bicho" pode pintar. No entanto depois deste, outro virá.. A eterna batalha contra o império dos micro organismos vai continuar!

Hipercubo disse...

Contra os micro-organismos no geral..hehehe..a mim cheira-me que por ti extinguiam era os S.pyogens ;)

We Are Machines Of God disse...

Estava disposto a oferecer uma moeda de 1.000 escudos que no estado de Muito Bem Conservada está avaliada em mais de 500 euros (100.000 escudos na moeda antiga), à mente brilhante que inventasse um novo anti bacteriano, que aniquilasse tudo o que era estrepto pyogenes e enteados..