segunda-feira, outubro 20, 2008

Se ainda restavam dúvidas...

...acerca da segurança vivida pelos cidadãos da cidade do Porto, aqui fica o testemunho real de quem "navega" por todo o lado em horário menos nobre do dia (e noite) e mais, de quem até hoje não teve qualquer tipo de problema e ou abordagem nas ruas da cidade (já lá vão uns largos anos, é certo que a ausência por mais de 72 meses, pode ter uma palavra a dizer neste caso em particular). É portanto uma reflexão de alguns anos e nunca de alguns dias apenas ,em que tenho saído "sozinho"!
Apesar do sensacionalismo dos meios de comunicação social desde há uns meses a esta parte, que teimam em colocar o Porto na rota do "perigo nocturno europeu" e quem sabe algo mais até, apraz-me dizer que mesmo de noite se respira segurança e ar puro mesmo pelos caminhos e estradas mais recônditas de todo o "pequeno" Porto. E agora pergunto: será por ir a correr? Ou antes por não ir de carro e não estar sujeito ao novo fenómeno do "carjaquim"? Já me interroguei se é por não levar um decote extravagante (que é o mais certo). Podia eventualmente, em último caso, ter que ver com a magia da minha beleza inata enquanto corredor/ habitante natural do porto/ admirador apenas das ruas da dita cidade.. mas seria pouco provável, porque mesmo levando isso em linha de conta seria estaria sempre sujeito aos magníficos ditos das gentes dos bairros "problemáticos" da mesma.. e tal não se verifica!
Ainda assim deixo uma ressalva, não vá o diabo tecê-las e pregar-me uma partida um dia destes! Só queria dizer apenas e só que o Porto não é nem será "capital" de Portugal!!!

5 comentários:

Hipercubo disse...

É perigoso sim sr!! e quem disser o contrário está a mentir.
Eu juro pela minha mãe, meu pai, mês tios e restante numerosa família que só nunca havei sido assaltado nesta cidade do demónio porque Nosso Sr Jesus Cristo está lá em cima e olha por mim. Digo-o e repito a quem quiser! E é arriscando a minha santa vida que todos os dias me faço às ruas desta cidade onde pululam marginais, delinquentes e bandidos (seja lá qual for a diferença entre cada um deles), ondem a cada esquina espreita o perigo.
E se pensam que estou a mentir é abrir as páginas dos jornais e ler (aconselho o 24 horas e o Correio da Manhã).
Mas se pensam que andar nas ruas (a qualquer das 24 horas do dia) é o único factor de risco, enganam-se, há muitos outros, dos quais se destacam ser fumador de mais de 40 UMA, possuir um veículo motorizado topo de gama, ser proprietário de uma ourivesaria ou conduzir um carro de valores...

We Are Machines Of God disse...

E eu só não disse que um dia quando vinha da escola, era eu ainda muito pequenino, me pediram com muito bom tom, o meu peão, porque ainda me encontro sob alçada disciplinar de tais pessoas que nunca me quiseram mal, friso. Não obstante o meu peão continua comigo... o meu "gang" de seguranças deu cabo deles no dia seguinte! Tudo pá valeta!

Anónimo disse...

que medinho de ir viver para aí =(

Hipercubo disse...

Oh Machines, tinhas um peão? Não sabes que é mto feio ter um "peão" só para ti (com tanta campanha contra a escravidão humana e tráfico de mulheres e afins). Além do mais ter um "peão" é uma coisa meio abixanada, quanto muito uma "peona" (sobretudo se for romena e tiver custado 2,5€ na feira de Custoias).

Eu quando era puto tinha um pião - um objecto de forma cónica com um bico de ferro no qual enrolava um fio (fieira, nos açores) e o metia a girar sobre si próprio. Ter "peões" - também conhecidos como "transeuntes" - é coisa de neto de agricultor rico ;) mas ainda bem que ficaste com ele...

We Are Machines Of God disse...

Eu admito... eu confesso... eu aceito... julgava que ainda sabia escrever português bem escrito, mas o que é verdade, é que este estudo para o exame de acesso está a dar comigo em louco!!! (para os mais desatentos é aqui que entra o LOL)

De facto tenho andado a pensar no que vai ser a minha vida no meio disto tudo... serei eu mais um "pião" do sistema de saúde nacional? Ou antes farei eu parte da junta autónoma das estradas e vias nacionais como apenas e só mais um "peão" a circular pelas mesmas? Enfim.. tenho-me remetido ao silêncio, porque todo o meu retiro é neste momento, uma amálgama de pensamentos e histórias contraditórias no que ao cerne da questão diz respeito!!!