domingo, outubro 26, 2008

Clássicos da 7ª arte presents...

Lost Highway de David Lynch (1997)
Género: Crime/Drama/Thriller/Horror
Poderá a psicose humana abrir portas a uma percepção para além do compreensível? Serão estes os mais aptos a estabelecer elos entre possíveis dimensões paralelas? Qual o limiar entre realidade e alucinação na mente perturbada de um psicopata?

São algumas das imúmeras questões que o filme nos invoca, este sonho bizarro, negro, surrealista. É mais na verdade, um pesadelo, perturbador e asfixiante. É, nitidamente, um filme David Lynch. Uma experiência sensorial complexa. Um filme que respeita verdadeiramente a inteligência do espectador. Em que todos os pormenores, mesmo os que à primeira vista não damos importância, têm um determinado propósito, muitas vezes muito para além do tempo que dispomos para os apreciar. Algumas das citações chave do filme:

"Gosto de recordar as coisas à minha maneira. Não necessariamente como aconteceram."

"Quando uma pessoa é sentenciada à morte, é enviada para um local onde não pode fugir..."

Esta é uma daquelas películas que podemos revisitar, vezes sem conta, tendo sempre algo para aprender, para descobrir. E assim se estabelece a diferença entre entretenimento e arte. É este o notável feito de Lynch - o de não fechar portas, conferir liberdade interpretativa ao espectador. No entanto, por muito que o vejamos, possivelmente nunca poderemos ousar alcançar uma conclusão irredutível. Os pormenores estão lá todos, para nos fazer reflectir.

"A mente humana é como uma encruzilhada de estradas e auto-estradas mas, perdendo-lhes o rumo, o fio condutor, cairá no abismo e fragmentar-se-á."

Veredicto: 10/10

9 comentários:

Hipercubo disse...

O Nimpo não sabia, concerteza, que este é somente um dos meus filmes preferidos...

Pessoalmente só me custa mesmo é que a classificação que dás a este filme seja a mesma (salvo erro, mas se não for a mesma é muito próxima) àquela que dás ao último Batman. É por estas e por outras que sou um tanto ou quanto avesso a estas classificações absolutas quando se pretende avaliar algo não objectivável...

Óptima sugestão...

Anónimo disse...

eheh : ) A este dou 9,5 simplesmente porque 10 não dou a nada : ) É sem dúvida dos meus filmes favoritos de sempre. Talvez no meu top10. Ao "The Dark Knight" não fiz review mas dei 8,5. Ao contrário das minhas classificações nos álbuns de música rock, em que estabeleço uma classificação mais tendo em conta a história do rock e a originalidade, nos filmes opto por uma classificação mais pessoal e subjectiva, pois não me sinto ainda com conhecimentos suficientes para o fazer de outra maneira. De qualquer modo, tenho consciência que o "The Dark Knight" não passaria do 7 se tivesse em conta tudo o que já foi feito : )

Hipercubo disse...

Lá está.. "simplesmente porque 10 não dou a nada"... e porquê? Sendo uma avaliação subjectiva, o 9 de um filme pode corresponder a um 7 ou mesmo a um 6 doutro e esta terá tendência a tornar-se ainda mais flexível à medida que outros filmes vão sendo vistos, "avaliados"...
Pelo contrário, acho que devíamos dar "10 a tudo", não devíamos ficar à espera de sermos surpreendidos, para um dia nos apercebermos que não tivemos nunca a oportunidade de "dar um 10" somente porque esperávamos algo que nem sabemos muito bem o que é, e que muito provavelmente se o víssemos continuaríamos a dar 10.
Assim, e estando a falar em classificações subjectivas, sem critérios bem definidos, não devíamos ter medo de dar um 10 para uns filmes mais tarde o baixarmos para um 9, um 8 ou mesmo um 7.
É complexo, daí não classificar filmes em termos absolutos... Digo somente que são uma obra prima ;)

Anónimo disse...

Tens razão Abrini. É exactamente assim que penso, sendo que estava com receio de dar o absoluto 10 pelas razões que invocas. Mas sem dúvida que tens razão. Mais tarde, quando tiver critérios bem definidos, mudo se for preciso. Mas neste quer-me parecer que não : ) Vou mudar para 10/10. Este filme é masterpiece absoluta!

We Are Machines Of God disse...

Como já tinha dito ao Man, vi este filme na sua estreia em Portugal (teria eu 14 anos ainda) e como devem perceber (ou não) não apanhei nada de nada :)
Na altura fui segurar a vela com a minha irmã e o namorado!!! :> Foi fantástico.. mas eu nem queria ir. Enfim.
De resto já o tenho a algum tempo para ver, mas ainda não procedi ao acto de.
*

Hipercubo disse...

Eu vi-o, creio que em 98. Vi-o em Ponta Delgada e, no cine S.Pedro que já não existe. Começámos uns 50 na Sala, acabámos 5... mas foi fantástico!! o filme captou-me desde o 1º segundo e saí de lá como que depois de ter feito um teste da matemática..feliz por me terem obrigado a pensar.. :)

Anónimo disse...

E os outros 4 ficaram até ao fim na esperança de verem a Patricia Arquette mais uma vez nua : D

FVilasBoas disse...

Epah, o abrini já me tinha falado do filme...
Tenho andado, admito que estupidamente, um pouco arredado da onda "filme" desde que me dediquei às séries de Tv, como voçês tão bem saberão. Mas conto em breve, começar a equilibrar as horas dedicadas a cada formato!
Abraços a todos e bons filmes...

Amendoim do Ricky disse...

EEEEEEEEEEEEEEEEEEENNNNNNNNAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA! Que sensação de déjà vu.