sexta-feira, outubro 17, 2008

Quem não se lembra...

Lisboa, estádio de Alvalade.. estávamos a 14 de Maio de 1994, quando a "bomba" do 3-6 caiu no terreno do Sporting C. de Portugal, no ano em que outro grave acidente (este sobre o jogador leonino, Cherbakov) abalou a turma verde e branca e o desporto nacional.
Campeonato fantástico, com 5 jogos para o final do mesmo, o Benfica tinha apenas 1 ponto de avanço sobre os rivais da 2ª circular.. Estádio completamente cheio.. o jogo nem começou nada mal para os da casa que cedo se adiantaram no marcador por J. Cadete aos 8min. Mas nesse dia, os benfiquistas podiam estar descansados, porque João Vieira Pinto ia acabar por rubricar a exibição de uma vida, apontando 3 golos (2 dos quais dignos de figurar entre os melhores de sempre da história do campeonato português) e estando envolvido directamente em mais 2 (recebeu nota 10 pelo jornal aBola, primeiro e único na história).
O Benfica chegou ao intervalo a vencer por 3-2.. numa primeira parte equilibrada! No reatamento da partida, o treinador sportinguista (Carlos Queiroz na altura para os mais esquecidos) tratou de dar uma ajuda preciosa aos rivais encarnados.. aos 45min tira da cartola isto:

(para os mais desatentos sai Paulo Torres def. esquerdo leonino, entrando para o seu lugar imagine-se Pacheco resgatado ao Benfica nessa época). O resultado desejado não foi certamente o que dali saiu.. se não relembre-se que os 3 golos da 2ª parte do Benfica foram todos pelo lado esquerdo do Sporting (para quem não se acredita, basta ver o vídeo do jogo em baixo) e mais, o Benfica tinha João Vieira Pinto em campo nesse dia (não tinha ficado nas cabines ao intervalo).. Como seria de esperar (ou não por algumas mentes eruditas), o resultado final foi 3-6, ficando o Benfica com 3 pontos de vantagem (1 que já tinha + 2 deste jogo) sobre os mais directos adversários na corrida ao título que iria acabar por ser mesmo do Benfica!

1 comentário:

Hipercubo disse...

Vi apenas a primeira parte, depois fui surfar.. vivia ao pé da praia e estavam grandes ondas nesse dia! :)... Na minha ingenuidade fiquei feliz pelo Benfica ter ganho, 1º, porque gostava do JVP 2º porque tinha amigos próximos sportinguistas que não queria que festejassem o tão esperado campeonato... outros tempos...