domingo, dezembro 21, 2008

One Flew Over the Cuckoo's Nest de
Milos Forman (1975)
Género: Drama
Das poucas peças cinematográficas que este realizador nascido na antiga Checoslováquia nos presenteou até aos dias de hoje, esta é sem dúvida aquela mais marcante a todos os níveis.
R.P.McMurphy (Jack Nicholson) é um pequeno criminoso com um perfil comportamental bastante "peculiar" que ao ver-se obrigado a cumprir pena numa prisão de trabalhos forçados, ludibria as autoridades, fazendo passar-se por doente mental. É internado numa instituição para doentes desse tipo. Por lá, a rigidez sarcástica e autoritária imposta pela enfermeira-chefe Ratched (Louise Fletcher) aos doentes daquela enfermaria, fazem com que McMurphy inicie uma guerra aberta contra a ideologia posta em prática pela mesma, despertando alma, coração e razão de todos, que até então ali viviam absortos, apáticos e "doentes", e dos quais se vai tornando um especial amigo.
A "libertação" que McMurphy conduz acaba por tomar contornos desproporcionais e Ratched também faz questão de ganhar a batalha despoletada contra o seu sistema.
Filme único, prova disso, são os 5 óscares que arrecadou por parte da Academia (melhor filme, melhor realização, melhor actor principal, melhor actriz principal e melhor argumento adaptado), feito esse só conseguido por duas vezes na história dos prémios máximos do cinema, em "Aconteceu Naquela Noite" (1934) e "Silêncio dos Inocentes" (1991).

IMDb: http://www.imdb.com/title/tt0073486/

Top50 IMDb: 8 (8.8/10)

WCGato: 9/10

2 comentários:

Hipercubo disse...

Um filme que se deve também a Egas Moniz, o nosso nóbel da medicina que, tendo tido trabalhos tão importantes para o desenvolvimento da medicina, foi laureado por um que destruiu tantas e tantas pessoas...

Um filme que já vi há muito e que, lembrei-me agora, tenho de rever!! :)

Hélder Aguiar disse...

Também o tenho de rever, mal me lembro dele! Sem dúvida uma pérola cinematográfica!!