segunda-feira, dezembro 15, 2008

Aproveitando as sugestões magníficas do nosso amoroso amigo Machines of God, deixo aqui a minha humilde visão sobre um dos filmes sugeridos.

Taxi Driver de Martin Scorsese (1976)
Género: Crime / Drama / Mistério


Taxi Driver, talvez o melhor filme de Martin Scorsese, retrata a progressiva deteoração mental de um ex-combatente na guerra do Vietname. Assaltado pelo mutismo e o isolamento progressivo, Travis Bickle (interpretado pelo, na altura novato, Robert De Niro) ocupa as suas longas noites de insónia trabalhando como taxista Nova-Iorquino.

Constatando a corrupção, os vícios e a degradação presentes na metróple assim que a noite se instala, Travis mergulha num pesadelo crescente, onde as suas perturbadoras experiências de guerra estão cada vez mais interligadas com a análise que faz à sociedade que assiste, todos os dias, despertar no crepúsculo. Como um subterfúgio de libertação mental. A realização confere um efeito hipnótico à filmagem, como se estivessemos a assistir a tudo através dos olhos de Travis, criando uma atmosfera densa e marcante. Os diálogos estão também muito bem orquestrados, vincados pelo carácter dos personagens. De certa forma, acabamos por ganhar simpatia a Travis, apesar de tudo encontramos uma certa veracidade na deturpação que este faz da realidade, como uma subtil crítica de fundo.

Nos meandros dos bairros, esquinas e guettos corruptos e decadentes, Travis acabará por encontrar Iris (Jodie Foster), uma prostituta, intrinsecamente ligada a esse mundo, vendo nela a esperança, a tábua de salvação da sociedade que ele quer redimir com as próprias mãos. Jogo psicológico puro num ambiente sombrio e nocturno, onde todo o opróbrio humano vem ao de cima, são os ingredientes fundamentais deste clássico de Scorsese. Que a guerra comece!

3 comentários:

Hipercubo disse...

Are you talking to me!??

We Are Machines Of God disse...

GRANDE grandioso enorme!

Hipercubo disse...

lembro-me de um dia ter perguntado ao meu pai, que é um apreciador de cinema, qual o filme que mais havia gostado de ver - Taxi driver - disse-me ele. Só vi o filme depois, mas desde esse dia este filme passou a ser um filme de referência...