domingo, dezembro 14, 2008


A comunidade WCgato vai criar no ano 2009 mais um espaço para a discussão de opiniões. Desde o seu início que este blog tem vindo a ser um espaço priveligiado para debater a sociedade, a cultura ou a política, mas agora propõe-se a discutir ideias em tempo real, num espaço real, e não virtual, olhos nos olhos, sem preconceitos ou ponta de arrogância intelectual. O nosso princípio mantêm-se: promover um lugar de pluralidade de opiniões, onde o principal objectivo é aprender, e não ensinar. A despeito de a existência um aprendente habitualmente deva ocorrer com a concomitância de um ensinador, ninguém é dono da verdade absoluta. Assim, o objectivo fundamental do WCgato, neste novo espaço, será a instrução pessoal, isto é, a vontade individual de se cultivar através do debate entre pessoas com diferentes perspectivas sobre o tema que se aborda.
Mas que espaço é este que agora se apresenta? Será um ciclo de tertúlias do grupo 'O dono do Cigarro'. O espaço em si pouco importa. Pode ocorrer numa cave em Braga, no Porto ou em Pequim, numas àguas furtadas da Avenida da Liberdade em Lisboa ou nas traseiras de um café na Ribeira do Porto. O que importa, sim, são os pressupostos de tal reunião, que acima se descreveram. As tertúlias ocorrerão quinzenalmente, sextas-feiras à noite, em lugar a designar no final de cada reunião. Cada tertúlia será subordinada a um tema, para o qual os intervenientes devem preparar-se. Além disso, no início das sessões, um dos participantes, previamente determinado, apresentará um néctar que tenha selecionado, que pode ser um vinho, uma cerveja, um whiskey ou qualquer outro, que preencherá o copo de cada 'felino' ao longo da reunião. O mesmo participante que trouxer o tal néctar, deve ainda escolher um poema, ou um exerto de um texto que lhe agrade, ou uma notícia que lhe tenha despertado particular interesse para ler em voz alta aos restantes.
Estou já a imaginar as acesas discussões que se seguirão, entre a penumbra deixada pelo cachimbo, charuto e cigarrilha.

Deixem os vossos comentários e sugestões e vamos marcar já a primeira tertúlia!

9 comentários:

We Are Machines Of God disse...

Este pessoal da "augustus" que só cá passa para "vender" artigos ou para propor "tertúlias" tem que primeiro ser mais interventivo na comunicação ;p se não corremos o risco de criar uma outra coisa, que acaba por ter sempre os mesmos intervenientes, leia-se "suspeitos do costume"!

De resto é combinar já a primeira sessão.. temas não hão-de faltar no meio deste mundo cada vez mais caótico.

Hipercubo disse...

A primeira coisa que se me afigura dizer é - ELE FALA(Escreve)!!!

As tertúlias são já uma ideia antiga, discutida em várias ocasiões. Assim, já sabemos a opinião dos futuros intervenientes (pelo menos daqueles que iniciarão as tertúlias. Esperemos que outros, novos, vão aparecendo com o tempo).

Concordo com quase tudo o escrito pelo amigo Zélio. Advirto, no entanto, que para além de não fumar, sinto-me profundamente incomodado com o fumo, pelo que a parte do fumo dos cachimbos, cigarrilhas e cigarros, poderá facilmente ser substituída pelo fumo de uma xixa Egípcia que tenho lá em casa. Ofereço também a minha modesta habitação, como local para a primeira tertúlia a realizar em data a anunciar em breve.

Hélder Aguiar disse...

Aguardo com emoção tudo isto lolol

Helder Novais e Bastos disse...

É verdade, afinal até tenho dedos e consigo teclar de vez em quando!
Para mim fica já marcado para dia 9 de Janeiro. Que dizem?

We Are Machines Of God disse...

Parece-me bem.. a 2ª 6ªf de trabalho.. ainda vamos estar com o pito aos saltos! lol

Hipercubo disse...

Eu acho que era melhor esperarmos pelas respectivas colocações e consequentes horários para dar uma data definitiva. Por mim dia 9 parece-me óptimo, mas sei lá ser não estarei de urgência nesse dia?

Para começar a aguçar o vosso apetite tertuliano aconselho a leitura de

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1352880&idCanal=13

Amendoim do Ricky disse...

Parabéns senhores, este tipo de iniciativas pode levá-los a grandes e arrebatadores debates ideológicos, que prometem acabar numa feliz embriaguez, consoante a bebida escolhida para o momento, e/ou, o uso da famosa "Du Shit" que tantos e enormes feitos tem proporcionado a quem a ousa usar.

FVilasBoas disse...

Os tripeiros (leia-se, portuenses!) são os gajos da massa. Eles é que pagam a "bubida"...
Quanto ao fumo, cuidado que a ASAE anda aí!
Abraço

Hipercubo disse...

Os Portuenses (leia-se "Tripeiros") pagam o que quer que seja para que as coisas se façam... Desde Estradas a linhas férreas, quando outros que usam indevidamente o nosso dinheiro não se chegam à frente como deviam, nós fazemos!!
Daí que, haja dinheiro ou não, a bebida estará lá, nem que para isso seja preciso construir um alambique no quintal!!!