domingo, novembro 30, 2008

No tempo da "Inocência Ditadura"!

Quem é que não ouviu falar do caso Calabote do final da década de 50? Do árbitro que deu 10 minutos de descontos com o intuito de ver o Benfica marcar o 8º golo, o do título? Do árbitro que marcou num jogo com 8 golos, 5 penaltys para os da casa?

Pois é, trago-vos hoje meus amigos uma prenda: os artigos dos principais jornais desportivos (gentilmente cedidos por um amigo) relativos ao jogo apitado pelo senhor "Inocêncio Calabote", que acabou por ditar o 2º lugar no campeonato para o Benfica, tendo o título ficado na posse dos azuis e brancos que venceram no mesmo dia em Torres Novas, os locais por 3-0, tendo acabado o jogo contra 9 (1º homem do conjunto de Torres Novas foi expulso aos 20min da 2ª parte e o segundo depois do 2º golo do Porto, imagine-se, por pontapear a bola de dentro da baliza) e sobretudo debaixo de veementes protestos dos jogadores locais! Jogo apitado pelo senhor Francisco Guiomar que de Inocêncio não tinha nada!
-----a Bola-----

---Manual Desportivo---

-----Record-----


2 comentários:

Hipercubo disse...

Parece que numa coisa o futebol nacional permanece igual, a comunicação social tem uma cor (duas) o vermelho!!

Também eu já fiz muitas investigações sobre muitos assuntos. Mais! já pude ouvir as barbaridades de inúmeros comentadores a jogos de futebol. Ainda há pouco tempo houveram dezenas de milhares de pessoas (vestidas de verde) que garantem a pés juntos que foram impedidos de prosseguir na taça de Portugal pelo árbitro Bruno Paixão.

Conheço pessoas que viveram nesse tempo, que gostavam de futebol e que não eram adeptas de nenhum dos três grandes. Todas me dizem, sem excepção, que o Benfica era sempre beneficiado, todas!

Se o Porto continuar vitorioso mais uns anos, surgirão mais e mais adeptos. A comunicação social começará a mudar de cor e, caso passados uns tempos as coisas mudem, ou seja, outro clube que não o Porto passar a dominar o panorama futebolístico, veremos o que dirão... aí será o Porto a vítima do sistema, o roubado, a velha glória... Espero que assim não seja. Espero que nessa altura tenhamos a dignidade de olhar para o futebol como ele é, sem tentar atribuir as nossas fraquezas a pseudo-conjunturas de corrupção...

We Are Machines Of God disse...

:)

Meu caro amigo Micles, desde já deixa-me manifestar o meu agrado, porque foste o único a responder ao artigoe como tal o único que mostrou interesse na "pesquisa".

No entanto, não te conhecesse eu tão bem e tu a mim de igual forma, não consigo estar de acordo com alguns dos teus comentários.

Desde logo, não sei porque é que dizes que a comunicação social "permanece igual... tem uma cor (duas) o vermelho"!!! Recordo que ainda no outro dia, num jogo do Benfica transmitido pela sensacionalista TVI, tive a oportunidade de demonstrar que os comentários não eram tão vermelhos assim, como tu apregoavas... Mais, dos 3 principais jornais desportivos, o único que eventualmente mostra alguma tendência de lés a lés é precisamente a bola. De resto não vejo razão para tal "domínio" nos media... Quanto ao artigo em questão e como podes comprovar, a opinião foi unânime na prestação do senhor Inocêncioe por muito que o Benfica controlasse essa "opinião" não podia de todo, deturpar os factos que toda a minha vida ouvi da boca dos azuis e brancos, entenda-s, os minutos de desconto e os penaltys a favordo clube da casa (a bola fala mesmo que só um dos três é que foi duvidoso, se o "domínio de opinião" fosse tal e qual o que falas, nem mesmo esse seria considerrado duvidoso não é?)! Contra esses factos penso não haver argumentos... pode-se claro está, discutir a actuação dos jogadores da equipa visitante, mas também se pode discutir o outro jogo em Torres Novas, que pelos vistos (sim falo do que vem na comunicação social, porque não tive a oportunidade de ir ao jogo.. estava doente em casa por sinal), esse mesmo jogo não foi escasso em casos e em polémica, muito pelo contrário!

Quanto ao jogo da taça de portugal deste ano, já tive a oportunidade de discutir contigo o mesmo e tu melhor do que ninguém sabes a minha opinião. Só me pergunto como é que aquele "árbitro" ainda é nomeado para apitar!!!! Perguntas parvas atrevo-me a constatar... (até na 2da liga o homem mete os apitos pelas mãos, ou antes os pés pelas mãos, ou será as mãos pelos pés? Olha já nem sei..)

Quanto ao Benfica ser beneficiado "nesse tempo" queria só mostrar dados concretos do benefício pós-regime, entre 1974 e 1994, ou seja nos 20 anos pós revolução:

Campeonatos Nacionais:
Benfica- 10; Porto- 8; Sporting- 2

Taças de Portugal:
Benfica- 7; Porto-5; Sporting- 2

Seria beneficiado também aqui? Relembro ainda que o Benfica esteve em duas finais europeias nesse período! Tudo por ser o clube do regime suponho.. ;p

Em relação ao último parágrafo acho que para questões do teor metafísico eu não sou a pessoa indicada parao debater contigo. Terei eventualmente de pedir ajuda ao nosso querido amigo Alexis Alexei ;p (brincadeirinha).

Abraço.