terça-feira, novembro 25, 2008


Akahige de Akira Kurosawa (1965)
Género: Drama

A viagem deste post cinéfilo semanal (e desculpem o atraso) é até à decada de 60, a uma pequena localidade do Japão rural. Leva-nos à história de um jovem médico recém-licenciado, consumido pela prepotência, vaidade e individualismo, próprios da sua formação urbana centrada na patologia. Este, contra a sua vontade, é destacado para o hospital de uma localidade do interior do Japão, humilde e de parcos recursos.


Chegado ao hospital, fica sob responsabilidade do dr. Niide, conhecido por Barba Ruiva (Akahige) pela peculiar cor da sua barba. Este, quando o perscruta, apercebe-se de algo de misterioso no jovem médico e interessa-se por ele, apesar de todo o desprezo inicial. A partir daí, a narrativa vai evoluir centrando-se fundamentalmente na condição e sofrimento humanos, em várias pequenas e intrigantes histórias de vida de vários doentes e personagens que vão surgindo no hospital, retrato de vidas assentes numa miséria extrema. Existe um certo feeling Dostoievskiano ao longo da película. Akira Kurosawa conferiu ao filme um humanismo abrangente e tangível, romantizando o idealismo do sofrimento humano como uma causa preponderante para a doença e morte.

O jovem médico vai percorrendo todas estas histórias unindo-se cada vez mais ao sofrimento e miséria daquele povo, base de partida para uma profunda transformação interior. Resta saber se este humanismo o marcará de tal forma que abdique de todas as suas ambições, pessoais e materiais, para abraçar a verdadeira felicidade que há tão pouco acabou por descobrir - o amor infinito ao próximo. Um filme notável que especialmente todos os estudantes de medicina deveriam ver.

"The pain and loneliness of death frighten me. But Dr. Niide looks at it differently. He looks into their hearts as well as their bodies."

5 comentários:

FVilasBoas disse...

Onde é que tu vais desencantar estas pérolas?
Mais um para a lista interminável de filmes que tenho que ver...Antes tenho de pensar numa forma de os arranjar! Vou ver se os "piratas" têm!

Hipercubo disse...

Já está combinado iniciarmos uns ciclos de cinema a partir de Janeiro... Guardem estes filmes para vermos todos juntos..

Hélder Aguiar disse...

Os piratas têm tudo : ) Tenho visto de várias listas de críticos de cinema, como esta que penso ser das melhores apesar de não ser das mais actualizadas: http://www.scaruffi.com/cinema/best100.html (até Manuel de Oliveira tem). Vou guardar tudo no meu disco externo Abrini!

Hipercubo disse...

Boa, se puderes ter esse disco formatado em FAT32 era o melhor, assim consigo aceder ao mesmo directamente através do meu leitor de DVD... O que pode facilitar as coisas..

We Are Machines Of God disse...

Não te ponhas a pau "eles andem aí" :)
Isto já não é nada como no meu tempo, fala-se em discos e em fat32 como quem fala de t-shirts dos Unidos :)

Contem comigo para as sessões cinemateca Abriny!

Abraços.