quarta-feira, março 26, 2008

Porto produz 25% da ciência nacional

Quase um quarto da produção científica nacional tem origem na Universidade do Porto (UP), indica um estudo do Institute for Scientific Information (ISI), dos EUA, a cujas conclusões a Lusa teve acesso. O ISI gere uma base de dados - a Web of Science (Rede de Ciência) - que semanalmente é actualizada com todos os artigos publicados num vasto conjunto de revistas científicas mundiais de todas as especialidades, previamente avaliadas, das áreas das Ciências, Ciências Sociais e Artes e Humanidades.Os dados da Web of Science mostram que em 2007 foram publicados 7.700 artigos científicos, produzidos em Portugal, dos quais cerca de um quarto contaram com a participação de investigadores, estudantes ou docentes da UP.Os dados disponibilizados, desde 1998 a 2007, mostram que a produção de artigos científicos produzidos em Portugal quase triplicou durante este período, já que passou dos 2.898 de 1998 para os 7.700 de 2007.Neste mesmo período registou-se um aumento constante do peso da contribuição da UP para o número de artigos científicos publicados em revistas internacionais, provenientes de Portugal.

in JN

2 comentários:

Hipercubo disse...

Poderão dizer alguns - pois, tem a maior Universidade do país... a questão é que, ainda que seja a maior universidade do país, é-o por pouco, sendo a 2ª a Universidade técnica de Lisboa, com uma dimensão muito semelhante. Lisboa, por exemplo, tem 3 Universidades (Nova, Clássica e Técnica) às quais se acresce um instituto com estatuto de universidade, o ISCTE.
Mas 25% da produção científica nacional por uma só universidade não só é mau, como é quase vergonhoso. Temos praticamente uma universidade por região (entendendo por região as antigas províncias), às quais se acrescem as privadas e a Católica e 25% de toda a produção científica ser consequência do trabalho de apenas uma.
Lutemos então para que a UP produzindo ainda mais, que essa produção não corresponda a 25% de toda a criação científica do país...

Anónimo disse...

no porto trabalha-se bem, e VIVE-SE bem o/