sábado, março 10, 2007

Estágios de Saúde Pública

Caros amigos, preciso que me informem se estão interessados em fazer estágio de Saúde pública fora de Lisboa, seja noutra região do país (num centro de Saúde) ou noutra região do mundo. Segundo o que o departamento informou, somos livres para fazer estágio (de 6 semanas) em qualquer parte do mundo, seja individual ou em grupo. Basta que, para isso, conheçamos ou estableçamos contacto com um médico de Saúde Pública da região que pretendemos ir e elaboremos um projecto válido para ser aprovado pelo departamento. Penso que já começa a ser um pouco tarde para isto, uma vez que o departamento já está a incutir nos alunos do 4º ano a formação de grupos para a elaboração de projectos deste género. No entanto, já há protocolos estabelecidos em regiões como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, destinos válidos para quem estiver interessado, e que nos poupam já algum trabalho.

Relembro que, quem ficar em Lisboa, terá que fazer um questionário sobre determinado assunto, recolhendo os dados junto da população alvo, tratando-os e apresentado oral e por escrito no departamento de Saúde Pública.

Em Portugal, mas fora de Lisboa, prevê-se para já a realização de estágio em Évora, ilha do Pico, Beja (possivelmente).

Os alunos que quiserem fazer um estágio à distância passarão por um processo de selecção, que se inicia com a frequência do Curso de introdução à investigação clínica, que é obrigatória pelo menos para os que quiserem ir para África e para a ilha do Pico, embora seja altamente recomendado que todos o façam. Este curso será leccionado na faculdade, em Setembro deste ano, e terá a duração de 1 semana em horário "intensivo" (manhã e tarde). Basicamente servirá para "recapitular" (ou aprender como deve ser...) o que aprendemos em bioestatística e saúde pública sobre métodos de recolha e tratamento de dados que teremos de utilizar durante o estágio.

Passada essa condição inicial, e quanto aos estágios em si, é essencial perceber isto: para que estes se concretizem têm de ser os alunos a trabalhar em todos os aspectos. Terão de ser os alunos a desenvolver um projecto para estudar no terreno (o que implica conhecer os estudos necessários em cada local, rever a literatura sobre o que já foi feito e o que ainda será de utilidade para a região, etc), fazer os contactos necessários para arranjar financiamento para todo o processo (inclui viagens, alojamento, medicamentos, material, etc), elaborar o protocolo para trabalhar no terreno, etc etc. Todo este processo leva meses a completar, e é necessário os alunos estarem munidos de muita motivação para trabalhar desde já. Durante este processo, caberá aos alunos contactar com o Doutor João Luís Batista para se reunirem com ele, para que ele os ajude na elaboração do protocolo, dê informações sobre o local, etc etc. Tal trabalho ocorrerá em parceria com ele, implicando provavelmente reuniões semanais até Julho.

Nenhuma despesa será imposta aos alunos porque os alunos só vão para o estágio se quiserem e tiverem motivação para desenvolver o projecto. Assim sendo, quanto mais se trabalhar para obter patrocínios, menos encargos financeiros terão os alunos. No terreno, os alunos serão acompanhados por especialistas locais em saúde pública, colaboradores do departamento. Especificamente para África, não esperem maravilhas, luxos ou confortos. O departamento já conhece os locais de alojamento mais favoráveis para cada local (instalações militares, lares de freiras, coisas assim), não serão os alunos a procurar alojamento às cegas, terão nesse passo (tal como nos outros todos) a orientação do departamento. Em termos de transporte, depende do local. Nuns destinos há uns quantos veículos militares à disposição 24 horas por dia, noutros é ir a pé e acabou. Estas 6 semanas não são de forma alguma semanas de turismo ou diversão, há perigos e regras inerentes a cada local, pelo que os alunos terão de ter disciplina durante toda a sua estadia e cumprir as indicações do pessoal que os orientar no terreno.

Choose your path! May the force be with u all!

2 comentários:

Hipercubo disse...

Meu caro..eu estou numa de ir fazer o estágio fora...a minha questão é a seguinte..e se, mesmo feitos todos os esforços, não conseguir arranjar os apoios necessários`ao pagamento da viagem? Farei um estágio em Lx? De qualquer forma, estou numa de tentar.. Abraço

Anónimo disse...

Boas! Caso não consigas arranjar apoios suficientes para amenizar suficientemente os encargos, podes sempre cancelar o projecto e fazer o estágio em Lisboa! Não há riscos! Abraço