terça-feira, março 03, 2009

A nossa imprensa

Por norma, e como aqui já referi mais que uma vez, não gosto de trazer à baila assuntos relacionados com o futebol.

Não há clubes melhores nem clubes piores, há clubes dos quais somos adeptos e outros dos quais somos adversários. É a afectividade que nos move, não a razão e isto faz com que não consigamos ser absolutamente imparciais, da mesma forma que não o seríamos se nos dissessem mal da nossa mãe, pai ou irmão. Gostamos deles e pronto!

Ainda assim, há factos indesmentíveis que saltam à vista de todos e sem mais comentários aqui deixo um que só não é mais gritante porque já é velho este "deita abaixo", esta campanha orquestrada por parte deste jornal contra o FCP.



Factos públicos que podem ser confirmados não só na imprensa de ontem, como também nos relatórios públicos das SADs dos "3 grandes":

F.C.PORTO PREJUÍZOS = 1,4 MILHÕES DE EUROS

SPORTING PREJUÍZOS = 2,332 MILHÕES DE EUROS

BENFICA PREJUÍZOS = 9,35 MILHÕES DE EUROS

Elucidativo, não é?

4 comentários:

O Shihan disse...

Custa-me a crer nessa de não se poder ser imparcial, tomando o exemplo de mãe, pai, etc..

Essa dos balanços financeiros, só surpreende quem não está atento ao que se vai passando no futebol. O Benfica este ano fez grandes investimentos, não esteve na Liga dos Campeões, não vendeu nenhum jogador como habitualmente fazia. O Porto ao contrário fez grandes encaixes financeiros com transacções de jogadores, apesar de também ter investido, está na Liga dos Campeões, e espero que lá continue, daí a estranheza dos prejuízos.

Não foi este senhor que disse hoje no tribunal que o árbitro Augusto Duarte ia a casa dele para tratar de assuntos familiares? Cómico.

Hipercubo disse...

O propósito do post não foi analisar a impossibilidade de uma total imparcialidade consequência da ligação afectiva àquilo que se pretende defender.
Muito menos foi justificar os prejuízos de cada um dos clubes, que ao contrário do que dizes, não me parece dever-se unicamente às razões que apontaste, uma vez que já o ano passado o Benfica foi manifestamente o pior dos 3 e supostamente não fez os tais "grandes investimentos.
O propósito do post foi mostrar como as notícias podem ser manipuladas. Quem ler a capa do CM, fica com a ideia que o Porto é o clube em piores lençois do ponto de vista financeiro, o que, seja pelo passivo, pelo prejuízo ou mesmo pelos activos, é manifestamente mentira.
Sobre os afectos e as suas implicações na nossa reflexão, poderá ficar para outro post, de preferência um que não seja sobre futebol, para que as argumentações não fiquem à partida deturpadas...

We Are Machines Of God disse...

A imprensa nacional vende com isto:

Paulo Lemos: «Vieira recebeu Carolina aos beijos e abraços»
EX-AMANTE DE CAROLINA REVELA ENCONTRO ANTES DO LANÇAMENTO DO LIVRO

Onde quer que seja, qualquer assunto que meta o F.C.Porto, mete obrigatoriamente o Benfica!

No porto, em madrid, em manchester, em praga, em tokyo... nos festejos de um golo do clube azul e branco a primeira coisa que se ouve é alusiva ao Benfica!

Na justiça, investigações do MP ao clube azul e branco, de anos, o culminar há-de vir bater ao Benfica!

Na imprensa... Porto, Benfica! Logo!

Na boca dos adeptos do F.C.Porto, dizem mais Benfica que os próprios adeptos do clube vermelho e branco!

Podem ganhar mais 10,15,20 anos, mas enquanto o Benfica for o "rival" dos outros 2 clubes "grandes", seremos sempre os "mais grandes", não sei bem em quê, mas pelo que acima disse, percebe-se!

We Are Machines Of God disse...

Cá está a nossa imprensa a CARBURAR de novo:

"No total, as SAD dos três "grandes" são responsáveis por quase 70 por cento deste montante (441,3 ME), com o tetracampeão FC Porto à cabeça, com um passivo de 152,9 ME, seguido de perto dos lisboetas do Benfica, com 147,4 ME, e Sporting, 141 ME."

Tanto prejuízo nas SAD's e ainda assim quem vai à frente é o clube que nos últimos anos arrecadou milhões e milhões da liga milionária. Para onde terá ido tanto dinheiro!!!!! Eu não o tenho.