quarta-feira, agosto 20, 2008

Harrisson vs Os Possessos


Ultimamente e à medida que o meu estudo do Harrisson se adensa, é frequente as pessoas que não estão dentro do meio, perguntarem-me mais ou menos quantas páginas estudo por dia. Envergonhado, costumo dizer muitas vezes apenas quantas deveria estudar - 15 páginas é um bom número - digo eu já à espera do que vou ouvir a seguir... Quinze!? - exclamam os mais afoitos - Só!? - continuam...

Pois bem, para elucidar os mais ignorantes nestes assuntos, decidi fazer um pequeno estudo comparativo.

O mesmo consistiu em contar o número de palavras em 2 páginas ao acaso de dois livros diferentes. Um deles o nosso amigo Harrisson´s Principles of Internal Medicine 17th ed. e o outro, o 3º volume de Os Possessos do Dostoievski. Os resultados são elucidativos:


Página 1446 Harrisson - 1230 palavras


Página 131 do 3º volume de Os Possessos - 333 palavras


A escolha de um livro do Dostoievski não foi inocente, uma vez que todos os que o leram já se depararam com a dificuldade de memorizar o nome de todas as personagens da dita obra, ao que se acrescenta o facto deste ilustre autor utilizar geralmente mais que um nome para cada uma delas (entre alcunhas e diminuitivos) sendo que os apelidos das mesmas são geralmente Russos.

Ainda assim, numa horinha antes de fechar a luz para dormir, nunca li menos de 20 páginas deste romance e um dia inteirinho de estudo rende-me, num bom dia, as tais 15 páginas.


A densidade do nosso amigo Harrisson é então inquestionável, havendo fortes indícios que o livro vá ao fundo mesmo num mar de mercúrio (utilizo o mercúrio (Hg) uma vez que sendo um metal líquido apresenta uma grande densidade o que consequentemente leva a uma elevada força de impulsão. Por exemplo, uma moeda de níquel flutua num recipiente cheio de mercúrio).

4 comentários:

Summer disse...

Mais nada! Quem sabe, sabe! Quinze páginas é muito bom e todos nós sabemos disso... E já agora, não te perguntam porque razão estudas em Agosto para um exame que será em Novembro? ;) beijinho

Anónimo disse...

maldito sistema.

Hipercubo disse...

Perguntam-me tb - ...e quando é o exame? Em fins de Novembro - respondo eu.
- Ah! ainda vais muito a tempo então.
- Não, estou atrasadíssimo, ainda não acabei a primeira leitura e só o devo fazer em meados de Setembro...

Enfim... como diriam os amaricanos, ces´t la vie...

Bom estudo a todos os que estudam, aos restantes... é melhor n dizer nada mesmo que a inveja é pecado mortal e mm n acreditando, é como o Pascal dizia, pelo sim, pelo não, é mais seguro...

ALEXANDRE disse...

A propósito dos Possessos foi finalmente traduzido para Português directamente do Russo pela ed. Presença mas sob o título - Demónios.
Já o comprei e será o proximo livro a ser lido.
Boa sorte para o vosso estudo. Entretanto proponho um abaixo assinado para a substituição do Harrison pelos "Demónios" como livro a estudar para o exame. Talvez assim ainda vá ao exame :)
Boa sorte meus amigos